Qual a diferença entre Arquiteto e Designer de Interiores?
Por adove Em Sem categoria Postado: 18 de setembro de 2018

Qual a diferença entre Arquiteto e Designer de Interiores?

Os arquitetos e designers de interiores são confundidos inúmeras vezes. Por possuírem muitas características em comum e atuarem em esferas parecidas, é absolutamente normal que dúvidas apareçam. Especialmente para quem não é do meio e está contratando um dos profissionais pela primeira vez. Portanto, antes de contratar qualquer serviço você deve saber do que se trata cada uma das atividades. Dessa forma, contratará o profissional adequado para resolver o seu problema. 

A Arquitetura e o Design de Interiores são dois cursos que exigem criatividade e inovação, mas que são diferentes e levam a carreiras diferentes. Arquiteto e designer de interiores são profissões que diferem entre si em diversos aspectos, embora o trabalho de um complemente o trabalho do outro.

É importante dizer que as duas profissões são importantes. Cada uma delas tem suas especificidades e campo de atuação. Portanto, não nos cabe dizer que um é melhor que o outro. Pelo contrário, muitas vezes pode ser necessário que atuem como uma equipe. Outras vezes, um profissional estará mais habilitado que o outro, dependendo do tipo de serviço que necessita ser feito.

Cerutti

Arquitetos

Os arquitetos projetam e organizam espaços internos e externos. Para isso, levam em conta critérios como conforto, estética e funcionalidade. São os arquitetos que pensam na construção e reformas de prédios, por exemplo. Fica com eles a tarefa de desenhar as plantas, mas são também eles que determinam os materiais usados nas obras, considerando o uso do imóvel, ventilação, iluminação, etc. Um profissional de arquitetura tem a responsabilidade de cuidar de diversos fatores, como o projeto, a supervisão e a execução de obras.

O setor de atuação do arquiteto compreende todas as áreas associadas ao controle e ao desenho do espaço habitado, como o paisagismo, o urbanismo, e também o design. No Brasil, para atuar como arquiteto é preciso um diploma de Ensino Superior. O curso mais comum é o bacharelado em arquitetura e urbanismo, que dura de 4 a 5 anos. Os principais empregadores de arquitetos são empresas do setor público, construtoras e incorporadoras.

Designers de interiores

Design é uma técnica visual e cenográfica para a decoração e a composição de espaços internos, como os cômodos das casas e escritórios. Podemos definir o design como a arte de planejar e organizar os espaços, combinando e/ou escolhendo os vários elementos de um espaço. Um designer de interiores trabalha com o arranjo de ambientes, levando em conta a estética, a funcionalidade e o conforto. Ele define revestimentos, acabamentos, cores, distribuição de móveis e objetos.

O trabalho exige muita criatividade e constante atualização. Pode ser contratado para decorar casas, lojas, apartamentos, prédios comerciais, etc. Além disso, nos últimos anos, até empresas de automóveis estão procurando designers de interiores para montar o interior dos novos carros.

Muitas vezes o profissional dessa área costuma atuar como um autônomo, mas também pode trabalhar como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores. No Brasil, o curso geralmente é de tecnólogo e tem duração de 2 anos. Mas também existe o bacharelado.

Principais Diferenças

A maior diferença entre os dois cursos é que a Arquitetura lida também com o exterior, o urbanismo e a construção civil. Já o Design de Interiores é um curso mais voltado para a decoração do ambiente interno, a estética e o conforto. Confira as principais diferenças:

– Grade curricular

Muitos estudantes têm dificuldades em distinguir as diferenças entre Design de Interiores e Arquitetura, porque os dois cursos possuem muitas disciplinas em comum. Conforto Ambiental e Oficina de Desenho, por exemplo, estão presente na matriz curricular dos dois cursos. Porém, por ser mais longo e mais abrangente, o curso de Arquitetura inclui disciplinas como Restauração e Revitalização, Tecnologia da Construção e Topografia. Enquanto o curso Design de Interiores possui disciplinas dedicadas ao planejamento de ambientes e mobília, como Projeto de Interiores e História do Mobiliário.

– Foco

Design de Interiores é um curso com foco no aspecto decorativo, visando a estética e a funcionalidade dos mais diversos ambientes. Arquitetura é um curso que aborda urbanismo, construção, planejamento urbano, paisagismo, entre outros.

– Ambiente de atuação

Uma maneira fácil de diferenciar pode ser pensar que um atua com a parte externa de uma construção, enquanto o outro foca no interior. Quem se forma em Arquitetura é capaz de trabalhar com projetos de construções de edifícios e demais tipos de obras, incluindo as reformas. Já quem faz Design de Interiores trabalha com a criação de móveis personalizados, iluminação personalizada, gerenciamento de mobília e acessórios, decoração interna, etc. Um Designer de Interiores não pode mover uma parede de lugar, por exemplo, sem a consulta de um arquiteto. Assim como o arquiteto nem sempre estará habilitado para exercer a função de um designer.

– Responsabilidade legal

Embora o designer de interiores não possa propor, por exemplo, demolição e erguimento de paredes, ambos os profissionais podem e devem trabalhar juntos na prevenção de acidentes durante o desenvolvimento de projetos. Lembrando que quem responderá por falhas na estrutura da obra é sempre o Arquiteto, por isso que é muito importante que cada um realize apenas o serviço que sua habilitação compreende.

Oportunidades no mercado

As oportunidades de emprego para quem se forma nos dois cursos variam conforme o mercado, em especial o de construção civil. Geralmente, os designers de interiores são procurados para mobiliar ambientes de edifícios logo que são construídos, empregados por escritórios de arquitetura ou incorporadoras. Já os arquitetos podem aproveitar oportunidades por meio da constante demanda das cidades brasileiras por projetos de habitação, infraestrutura e mobilidade. Muitas vezes esses dois profissionais estarão atuam juntos em diversos projetos, especialmente nos projetos novos ou naqueles que envolvem grandes reformas. Mas, algumas vezes, cada um poderá atuar sozinho, dependendo das necessidades do cliente.

cerutti

POSTAGENS RELACIONADAS

Espaço Gourmet: saiba...

Como atrair clientes p...

Supermercados investem...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *